A linguagem das Flores


Para quem gosta de flores e de códigos secretos certamente deve conhecer a Florigrafia, a chegada da Primavera me fez pensar em como as flores podem nos expressar tantos sentimentos e significados. Para os casais apaixonados é uma verdadeira revelação de amor, no entanto, existe uma história por detrás desses significados que antecede o nosso tempo. 

Tudo começou por volta do Século XVIII na Turquia, o ‘código dos turcos’ era o uso de flores para expressar sentimentos, cada espécie de flor significava algo e com um arranjo bem feito podia expressar verdadeiras cartas. Esse código chegou até a França, onde virou uma linguagem composta por esses símbolos florais, a Le Langage des Fleurs foi publicada em 1819 e tornou-se uma das referências favoritas. Logo poetas e artistas se utilizaram dessa linguagem, mas foi na era vitoriana que ela se tornou mais complexa, onde cada pétala podia ter um significado. 

Por exemplo: Dar uma rosa vermelha aberta poderia representar uma admiração a beleza feminina, no entanto, dar um rosa vermelha fechada com espinho poderia representar que a pessoa não acredita que o amor possa ser correspondido, mas que no fundo tem esperança. Caso a mulher respondesse virando, recatadamente, o botão para baixo significava uma resposta negativa. Caso ela colocasse o botão no cabelo, representava que ele deveria manter a esperança, mas com cautela, e por fim, se ela colocasse sobre o coração representava que ela correspondia o seu amor. 

Nossa, a linguagem das flores parece ser bem complexa e cheia de símbolos. O interessante é que costumeiramente colocam-se o nome de flores em seus filhos, e diante disso acredita-se que a personalidade da flor passe para o pequeno. Vemos isso em Hogwarts, uma das mais famosas enfermeiras do colégio chamava-se Madame Papoula Pomfrey (Poppy, no original), seu nome representa a Papoula que é uma flor vermelha que era usada como remédio para asma, bronquite, insônia etc. Que nome melhor para representar a mulher responsável por cuidar da saúde dos alunos? 

Ainda pensando sobre os nomes, podemos ver que Lílian Potter, a mãe do nosso herói mais famosos dos últimos anos, e sua irmã trouxa Petúnia revelam uma relação conflituosa apenas pelo significado de seus nomes. Lílian significa Lírio, uma flor que simboliza a pureza, a beleza e a inocência. Nobreza e majestade são usados como significado dessa flor, e na cultura chinesa Lírios representam as mães, e todos sabemos como ela foi uma grande mãe para seu filho. Já Petúnia é uma flor que representa raiva, a frustação, o ressentimento e a inveja, nascida trouxa começou a odiar sua irmã e todo o mundo mágico que não fazia parte, sempre houveram relatos de como a mulher tratava seu sobrinho Harry Potter, será que seu ressentimento pela magia era tão profundo assim? 

Interessante, não é mesmo? Será que nossos nomes podem ter significados a mais? Tenho certeza que cada vez que você olhar para uma flor vai pensar no que ela estar falando para você. Vamos aproveitar a estação para mandar cartas de amizade, amor e carinho para nossos amigos, desejo a todos uma Flox, uma Rosa, um Miosótis e muitas Tulipas.

Off: Acessem: Link Aqui, para maiores informações sobre a linguagem das flores nos livros de Harry Potter.


Escrito por: May Stackhouse S. Hool, com participação de Alecsander W. Bittencourt