O jornal diz: Obrigado!



Por Leoa das Charnecas

Reclamar é fácil, elogiar é difícil, mas agradecer é impossível. E nós, da edição do Jornal estamos aqui para fazer o impossível se tornar possível há muito tempo. Os desafios sempre apareceram e, neste ano, não foi diferente, nossa casa nova (aquele lugar que queríamos chamar de lar) tentou nos calar e nos separar. Não fomos autorizados a continuar o nosso trabalho e até pensamos que não seria possível continuar, afinal somos muitos, mas não o suficiente para enfrentar todos os muros que estavam construindo entre nós. E graças a ajudas externas que se solidarizaram em nome do jornal para ajudá-lo a continuar, que estamos aqui mais fortes do que nunca.

A luta para manter o jornal vivo foi além da nossa querida casa Grifinória, muito além. Recebemos ajuda de quem nunca imaginamos, e foi nesse momento que percebemos o significado de ser "um só" em uma luta que, separados, não conseguiríamos nos manter fortes. E o agradecimento se estende não só para as casas de nossa antiga Hogwarts, mas alguns de nossos anfitriões (mesmo que bem poucos) se juntaram a nós e permitiram que o jornal se mantivesse. Tem pessoas que não acreditam na palavra "clandestino", outros abominam tal palavra, associam-na com "fora da lei". Bem, existem sim foras da lei que fazem coisas desrespeitosas, contudo o caso de outros foras da lei apenas significam manter a luta para ter uma voz em meio a tanta proibição.

Nossa voz se mantém poderosa graças a vocês, graças a ajudas que recebemos de lugares que jamais imaginariamos. Provaram que adultos e adolescentes podem trabalhar juntos por um objetivo maior e fazê-lo dar certo. E este texto, esta edição, são provas de que está dando certo, que o nosso esforço e o esforço de todos vocês está tendo resultado. Vamos continuar por aqui, ninguém vai falar a nossa voz e muito menos a voz de nossos fiéis leitores que esperam tanto de nós. Obrigado aos colegas editores, obrigado aos amigos leitores que se dispuseram a ajudar-nos a encontrar uma nova sede, obrigado aos que não lêem mas que quiseram participar e vão começar a ler, obrigado aos adultos que passaram por cima de suas ordens para nos dar uma mão.

O jornal está com cara nova e de casa nova, com rostos novos, matérias novas, tudo aquilo que vocês amam e não nos deixaram desistir. Esta edição é mais especial do que nunca, pois se trata de um agradecimento e um chamado para aqueles que ainda não nos ajudaram e desejam ajudar, se juntem a nós e colaborem para que ninguém possa nos cancelar e nos calar. Liberdade de expressão é um direito por lei de todos, seu pensamento e nosso pensamento não pode ser subestimado e nem apagado. Vamos continuar com as nossas edições mensais, sem falta, pois o apoio que estamos recebendo nos move a continuar de cabeça erguida e sem medo. Aqueles que quiserem nós enfrentar, podem vir, estamos a sua espera. E mais uma vez, o nosso muito obrigado!